Como funciona uma Bomba Solar, uma rápida introdução.

Marcus Bonassi Blog Leave a Comment

O assunto da irrigação é bastante interessante, principalmente em época atual onde a falta de água e secas se mostram cada vez mais intensas e as mudanças climáticas aceleradas, infelizmente este é um dos motivos que tem feito as pessoas buscarem cada vez mais obter sua forma de conseguir água.

Nosso foco neste artigo é tratar um pouco e introduzir um tema que pretendemos aprofundar com outros tópicos. Hoje no entanto teremos uma ideia e comparativo, frente a outras bombas existentes no mercado.

Porque Bomba solar e onde usa-la?

A Grande vantagem da bomba solar é que você pode manter o sistema longe da rede elétrica e mesmo assim ele irá funcionar. O Sistema de irrigação por bomba solar pode ou não utilizar baterias, caso você necessite utilizar também no período da noite. A bomba solar SEM o uso de baterias é a forma mais comum do uso da irrigação por energia solar.

Bem… se consideramos a bateria e forma de armazenar energia “elétrica” e um armazenador de água (caixa dágua, reservatório, tanque) como forma de energia “água” e para o nosso caso esta última é a mais importante, muitos produtores rurais preferem guardar a água ao invés de guardar energia e utilizar a bomba apenas no período do sol.

Quais os componentes da Bomba Solar.

A Bomba solar necessita de

:

Placas solares – Serão dimensionadas de acordo com a capacidade de Bomba.

Bomba Solar – De Superfície ou Submersa

Driver ou Controlador – Regula o funcionamento da bomba com as mudanças de amperagem.

Neste ponto vimos uma diferença da bomba solar para as convencionais, pois aqui não podemos considerar nosso dimensionamento apenas pela potência da bomba, pois como ela depende do sol, e o nível de radiação solar varia de acordo com o dia, a potência da bomba também vai variar. Por isto a vazão por minuto da minha bomba será muito diferente ao meio dia comparado com as 6 da manhã, já que ao meio do dia ela deverá alcançar sua máxima capacidade de trabalho, correspondendo à máxima intensidade de radiação solar no dia.

A Bomba solar como citei ali no segundo item, pode ser submersa ou de superfície, e a escolha entre elas depende muito de minhas condições.bombasolar

bomba submersa pode ser mais cara, já que necessita resistir a presença de água e pode ser usadas em maior profundidade, como é
o caso do poço artesiano.

 

solar-surface-pump-solar-dc-pressure-booster-pump-systemA bomba de superfície por sua vez pode ser mais econômica, porém não consegue puxar água em maior profundidade (se limita a média de 3 metros para ter boa eficiência). Aqui dizemos que cada caso é um caso.

Fica barato colocar uma bomba solar?

As bombas solares variam muito de preço e de acordo com as condições de instalação que podem ser variadas, de acordo com a vazão necessária como outros itens.

Um exemplo, se sua intenção é irrigar uma pequena área de aproximadamente 10 mil metros quadrados um sistema de 3000,00 reais pode dar conta do recado, porém ele pode chegar a 20.000,00 a depender do caso.

A decisão para o uso do sistema solar se baseia em uma visão empreendedora de médio e longo prazo e percepção do momento em que vivemos, com esta visão global vemos uma necessidade e viabilidade imediata para pensar em energia solar.

Eu espero ter te ajudado a ter uma pequena idéia sobre as bombas solares e suas aplicações e em outros artigos vamos explicar e aprofundar mais…

Foi uma satisfação te ajudar com este artigo e se liga logo no SOL, vale a pena.

Engenheiro de Produção Eletricista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Iniciou na universidade os estudos e pesquisas em energias renováveis. Passa seu tempo livre com música, trabalhos sociais, e diversão na natureza. Um entusiasta da energia em todos seus sentidos, trabalha hoje focado em energia solar fotovoltaica.