O que é o PROGD e como vai me ajudar a ter Energia Solar?

Marcus Bonassi Blog Leave a Comment

Olá,

Estamos em Aracaju, nordeste do Brasil e aqui Sol não falta, mas ainda falta incentivo para o todo este Sol servir como fonte rentável e viável de energia, mas este cenário esta mudando.

Você sabia que o governo começou a mover-se para criar condições para que você possa ter energia solar em sua casa?

Mesmo que hoje o sistema fotovoltaico pareça inviável, vamos perceber cada vez mais que ele será urgente e mais urgente frente a crise energética e ambiental que estamos passando.

O ProGD, ou “Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica ” foi lançado em dezembro de 2015 com o intuito de fomentar a geração de energia pelo próprio consumidor, em especial a energia solar fotovoltaica.

ProGD

Quanto será investido e até quando?

O governo pretende investir até 100 bilhões até 2030 com interesse de fomentar a geração distribuída e nós devemos ver os reflexos desta ação de diferentes maneiras.

Até 2030, 2,7 milhões de unidades consumidoras poderão ter energia gerada por elas mesmas, entre residência, comércios, indústrias e no setor agrícola, o que pode resultar em 23.500 MW (48 TWh produzidos) de energia limpa e renovável, o equivalente à metade da geração da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Com isso, o Brasil pode evitar que sejam emitidos 29 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera .

www.mme.gov.br

Como nós vamos perceber este incentivo?

Aqui em Aracaju, no Nordeste e no Brasil todo começamos a ver novas linhas de financiamento e crédito para aqueles que querem instalar o sistema solar em sua casa. O BNB em maio de 2016 lançou o FNE sol, que explicaremos em outro artigo para que você saiba sobre a incrível oportunidade que ele traz para as empresas que querem instalar um sistema solar.

Bancos como Santander, BB, Caixa econômica, BNB, mostram movimentos a favor da energia solar fotovoltaica e o consumidor será o favorecido por novas oportunidades que deverão aparecer.

O que mais podemos esperar?

Para você que se interessa em trabalhar com energia solar fotovoltaica, o ProGD tem também o interesse em gerar vagas e cursos em escolas técnicas de nosso país para formar pessoas capazes de trabalhar em um mercado em franca acensão que deverá empregar milhares de jovens e adultos nos próximos anos. Instaladores, técnicos em elétrica e vendedores na área solar deverão estrar preparados para atender a futura demanda em energia elétrica. Você já pensou em trabalhar com isto?

Vamos resumir

Resumindo nosso assunto, vamos ver como o Ministério de Minas e Energia descreve sucintamente os objetivos deste programa:

*Criação e expansão de linhas de crédito e formas de financiamento de projetos para a instalação de sistemas de geração distribuída nos segmentos residencial, comercial e industrial;

*O incentivo ao estabelecimento de indústrias fabricantes de componentes e equipamentos usados em empreendimentos de geração a partir de fontes renováveis, englobando o desenvolvimento produtivo, tecnológico e a inovação, bem como o estabelecimento de empresas de comércio e de prestação de serviços na área de geração distribuída a partir de fontes renováveis;

* A promoção da atração de investimentos, nacionais e internacionais, e favorecer a transferência e nacionalização de tecnologias competitivas para energias renováveis;

* O fomento à capacitação e formação de recursos humanos para atuar em todos os elos da cadeia produtiva das energias renováveis.

 

Em próximos artigos vamos explicar os desdobramentos deste programa que já começam a mostrar seus frutos em todo país.

Já começamos a viver uma nova realidade onde a humanidade em breve deverá repensar sua maneira de consumir e gerar energia. Os governos de todo mundo começam a enxergar esta necessidade e gerar alternativas.

#seLigaNoSol

Engenheiro de Produção Eletricista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Iniciou na universidade os estudos e pesquisas em energias renováveis. Passa seu tempo livre com música, trabalhos sociais, e diversão na natureza. Um entusiasta da energia em todos seus sentidos, trabalha hoje focado em energia solar fotovoltaica.