Perguntas frequentes sobre energia solar


FAQ – Perguntas frequentes sobre o sistema solar fotovoltaico.

Pergunta: Qual a diferença do sistema conectado a rede e do sistema isolado?
O sistema fotovoltaico conectado a rede, assim como o nome diz, não necessita da inclusão de baterias, já que todo o excedente de produção de energia é injetado na rede elétrica correspondente, e retornado para o cliente em forma de crédito de energia. Já o sistema isolado armazena o excedente de energia em baterias que é utilizada na hora da falta do sol.

Pergunta: O Sistema fotovoltaico atende residências 110v e 220v da mesma maneira?
Sim, o que importa é o consumo de energia e não a maneira como é ligado. Isto se resolve com os equipamentos que serão ligados, porém, não se preocupe, as casas 110 e 220 serão ligadas da mesma maneira.

Pergunta: O Sistema fotovoltaico serve apenas para aquecer chuveiro?
São duas coisas diferentes. Existe o sistema que aquece água e este é um sistema térmico, ou seja, aquece a água através da luz do sol, armazena esta água que será utilizada no banho. O Sistema fotovoltaico conectado a rede é um sistema elétrico e este irá transformar luz do sol em energia elétrica, podendo desta forma atender a toda demanda da casa, como televisão, eletrodomésticos, geladeira, etc.

Pergunta: Qual orientação de telhado é ideal para a instalação do sistema solar fotovoltaico?

A melhor forma de instalar as placas solares é para o norte, conseguindo desta maneira a melhor captação de radiação solar. Pode-se instalar para as orientações leste/oeste com perdas de até 15% e não se deve instalar com telhados virados para o sul onde as perdas podem chegar à 35%